O Poder Da Boa Notícia!
Quando assisto filmes e documentários da Segunda Guerra Mundial, (sem mencionar outras guerras), encontro um padrão em comum; leia o artigo até o final, veja o padrão e mais tarde quando estiver assistindo na TV os filmes de guerras, encontre-os. Disse Jesus:
Soldados da Segunda Guerra Mundial, um esqueleto humano e o Globo terrestre ilustrando o horror de uma guerra.
... "Procurai e achareis!"... "quem procura encontra!" (Mateus 7.7)
Se levássemos a sério a comunicação, o mundo não entraria em guerras e a I e II Guerra Mundial nunca teria acontecido. Somente na II Guerra Mundial 20 milhões de soldados e 40 milhões de civis inocentes perderam suas vidas.
Embora a mais famosa aula de comunicação que humanidade recebeu, tenha vindo de Jesus, na Parábola do Semeador, entre os anos 24, 25, 26 da Era Cristã. Os erros de comunicação foram e continuam a ser, como os fósforos, usados para acender os conflitos.
Se os líderes mundiais tivessem lido o Evangelho de Mateus, certamente valorizaria mais as ferramentas de comunicação e todas essas vidas perdidas teriam sido poupadas.
A falha na comunicação, então foi um padrão em comum em todas as guerras.
Leia o capítulo 13 de Mateus e observe: o semeador é o emissor, no meu contexto, aquele que transmite a mensagem do Evangelho. Jesus mencionou quatro tipos de solos, ou seja: quatro tipos de receptores/vidas, prontos ou não para receber a semente, que Ele mesmo chamou, mensagem.
![]() |
Duas mãos plantando e cuidando de sementes em estados diferentes do mesmo processo. |
Os ruídos nessa parábola, pode ser interpretado como a imprecisão do semeador. Notemos que das quatro vezes que o Semeador saiu à semear, tempo e energia, (moedas valiosas até hoje), foram investidos na missão com a mesma proporção e ainda assim, somente na quarta investida a mensagem chegou com êxito no destinatário. Isso eu posso explicar: _O resultado dessa comunicação só foi possível quando a semente foi submetida às três das quatro fases da semeadura. O resultado segundo Jesus foi 1 por 100 e 100 por 1.
Jesus estava dizendo que a semente plantada e cuidada em um solo fértil, livre de pedras e espinhos, deu origem a muitos frutos. Agora, conheça as fases e o processo:
Chamo de Primeira Fase, o momento em que o solo/destinatário recebe a semente/mensagem. No meu contexto, quando um cansado e oprimido, no caso, o receptor, que também costumo chamar de vida, recebe e compreende o Evangelho, (Boa Notícia).
A Segunda Fase se inicia quando a semente é coberta de terra, ou seja, a mensagem é guardada no coração. (Coração na Bíblia é cérebro). Quando a pessoa acredita na mensagem.
A Terceira Fase é a mais importante de todas, pois trata-se de qual semente alimentar. Como já ficou claro que a semente é uma metáfora da mensagem, eu preciso me certificar de que a semente processada/irrigada, seja o Evangelho. Ou seja: _Qual pensamento eu vou manter ou eliminar da minha cabeça?
Muitas sementes de ervas daninhas, assim como de árvores frutíferas, são semeadas em nós. A Revolução Tecnológica e a Era da Informação, não somente favoreceu os bons semeadores e a sua missão de vida, pois, todos os dias, por 24horas com mensagens de todos tipos; através de mensagens verbais/não verbais os terrenos dos nossos corações são bombardeados.
Então à medida que essas mensagens vão chegando, driblando o nosso crítico e habitando em nossas vidas como crenças, só nos resta a opção de contê-las ou não, através da gestão dos pensamentos.
Já se é falado por muita gente, que os analfabetos do futuro não serão os que não sabem ler e escrever e sim os incapazes de desaprender para reaprender. Os incapazes de renovar a mente.
Para resumir: A semente/mensagem em nossas vidas, boa ou ruim, que já recebida, entendida e armazenada, agora é processada através dos pensamentos. Somente o processo dessa mensagem será capaz de gerar os resultados prometidos por Jesus. Os frutos.
Como eu não tenho controle total sobre a qualidade das sementes bombardeadas constantemente, mensagens verdadeiras/mentirosas. Como eu sei que o meu cérebro não faz acepção de mensagens, que o meu crítico é totalmente emocional e já sabendo que o processamento garante os frutos, foco todas as minhas energias no processo? O processo/pensamento gera sentimentos e logo as crenças, com isso valores e ações começam a surgir. Geralmente ações viram hábitos e os hábitos formam o caráter.
Em relação a qualidade do caráter, nesse ponto do artigo já entendemos que dependerá não do que chegar no solo do coração e sim do que for processado através dos pensamentos.
A quarta fase é simples, se inicia quando o solo começa a dar frutos. O solo que representa as vidas, os receptores, agora assume a posição de semeadores /evangelistas para repetir o ciclo da semente.
Quanto ao código, podemos crer que foi tanto o koiné (idioma de Jesus), como o conjunto de comunicação não verbal, totalmente sincronizado com as Suas Palavras.
Jesus parou tudo para explicar às pessoas como funciona o processo de Comunicação. Aproveitou ao máximo a oportunidade, ensinando com palavras e atitudes. Enquanto usava o modelo acadêmico, como o sermão, de forma empírica usava várias ferramentas da comunicação ignoradas pelos chamados Rabans. (Mestres dos mestres). Usou uma parábola baseada no estilo de vida de seus ouvintes para que eles pudessem permitir que sua mensagem chegasse aos seus corações.
Jesus foi o Maior Comunicador de Todos os Tempos.
*A semente e a mensagem.
ResponderExcluir*os receptores, são os que recebem a mensagem.
*os mensageiros, são quem leva a mensagem.
*porquê dependi mt de qual semente vc vai escolher se alimentar, qual semente vc deixará ficar e mudar na sua vida.. pois as sementes foram lançadas mas só nos podemos deixar nascer e crescer em nossas vida, para que haja de fato uma transformação.
*menssagem é o evangelho.
Parabéns!
ResponderExcluir