Os Escritores Canônicos!
Os Escritores Canônicos!
Quem disse que são 10, 2 ou 1? Se levarmos em consideração a autenticidade da Bíblia, validada até mesmo pela ciência e arqueologia; se respeitarmos a história dos filhos, da maioria dos seus escritores, encontraremos um número totalmente diferente de mandamentos a serem cumpridos.Há os pregadores que dizem aos quatro ventos que teologicamente estatuto, ordenanças, mandamentos são coisas diferentes, então, vamos voltar ao berço da civilização cristã para entender melhor o assunto.
Nenhum povo na terra foi mais perseguido que os judeus e eles escreveram a maioria dos livros que chamamos hoje de Palavra de Deus.
- Os Livros de Gêneses, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, alguns Samos e talvez Jó, foram escritos por Moisés, filho de escravos hebreus, ou seja judeu. (No caso do Livro de Jó, alguns teólogos creditam a Salomão a sua autoria).
- O Livro de Josué, enquanto alguns teólogos creditam ao próprio Josué, outros, a uma ou algumas testemunhas oculares. Embora tenhamos a duvida de quem tenha sido o escritor, a hipótese de ter sido escrito por gentios é totalmente descartada.
- Embora não haja menção dos escritores dos Livros de Juízes e Rute em livros Teológicos Cristãos de nenhum século, o Talmude, Livro dos Teólogos Judeus, os creditam ao Profeta Samuel.
- Em relação aos Livros I e II Samuel, separados em dois livros pelos tradutores da Septuaginta em Alexandria, século III, tanto os Teólogos de todos os séculos, como a Tradição dos Judeus e seus registros históricos, assim como a própria Bíblia, creditam a alguns homens: _Profeta Samuel, Profeta Natã, Sacerdote Abiatar e ao Profeta Gade. Como vemos, todos judeus.
- Quanto aos Livros de I e II Reis, embora na discussão entre Teólogos o Sacerdote Esdras e Profeta Isaias tenham levado o crédito de autoria. Embora o historiador do primeiro século Flávio Josefo, tenha creditado aos profetas, (no plural). Tanto a Talmude e consequentemente a Tradição dos Judeus creditam ao Profeta Jeremias. E como podemos ver, independentemente de quem esteja certo nessa discussão, trata-se de um livro escrito por judeus.
- A talmude do Povo Judeu, credita ao Sacerdote e Profeta Esdras a autoria dos livros I e II Crônicas.
- O mesmo vale para o livro que leva o seu nome, o Livro de Esdras. Mesmo havendo discordância entre os teólogos sobre o nome do autor, unanimemente todos concordem se tratar de um livro de judeu para judeus.
- Outras controvérsias está na autoria do Livro de Neemias. Enquanto alguns teólogos creditam sua autoria ao judeu exilado Esdras, outros creditam ao judeu exilado Neemias.
- O Livro de Ester, possivelmente foi escrito pelo seu tio Mordecai., que embora conhecedor dos costumes e da linguagem dos Persas, era um "judeu de carteirinha". (como dizemos na Bahia, significa judeu autêntico)
- O Livro de Salmos, chamado de "Salmos Órfãos" por muitos estudiosos judeus, tem a maior parte de seus textos creditados aos judeus Moisés, Davi, Asafe, Hemã , Salomão, Etã, Jedutum e os filhos de Corá.
- Enquanto a autoria dos livros de Eclesiastes e Cântico dos Cânticos sejam creditados exclusivamente a Salomão. O Livro Provérbios de Salomão é creditado a ele, ao Rei Agur e ao Rei Lemuel.
- O Livro de Isaias em unanimidade é creditado ao Profeta Isaias.
- O Profeta Jeremias, além do livro que leva seu nome, o livro Lamentações de Jeremias também.
- O Livro de Ezequiel, ao Profeta Ezequiel!
- O Livro de Daniel, ao Profeta Daniel!
- O Livro de Oséias, ao Profeta Oséias!
- O Livro de Joel, ao Profeta Joel!
- O Livro de Amós, ao Profeta Amós!
- O Livro de Obadias, ao Profeta Obadias!
- A controvérsias a respeito da autoria do Livro do Profeta Jonas. Tanto segundo os teólogos judeus, como teólogos os cristãos, pode ter sido qualquer judeu. A verdade é que não dá para descartar a possibilidade de ter sido o próprio profeta.
- O Livro de Miqueias, pelo Profeta Miqueias!
- O Livro de Naum, pelo Profeta Naum!
- O Livro de Habacuque, pelo Profeta Habacuque!
- O Livro de Sofonias, pelo Profeta Sofonias!
- O Livro de Ageu, pelo Profeta Ageu!
- O Livro de Zacarias, pelo Sacerdote Zacarias!
- O Livro de Malaquias, pelo Profeta Malaquias, a cerca de 450 anos antes de Cristo!
- O Evangelho de Mateus, embora o autor seja anônimo, todos creditam sua autoria ao judeu publicano, que mais tarde atendendo ao chamado, se tornou discípulo e apóstolo de Jesus..
- Quanto ao Evangelho de João, todos creditam em unanimidade ao discípulo do amor. Apóstolo João.
- A Epístola de Tiago, por Tiago, irmão de Jesus!
- A Epístola de Judas, por Judas, outro irmão de Jesus.
Como vemos, a maior parte dos aproximadamente 40 escritores que se colocaram como ferramenta de Deus para escrever a Bíblia Sagrada era formada por judeus.
Porque ignorar os judeus, quando estudarmos a Bíblia? Porque, mesmo sabendo ter sido os seus pais, não os nossos, as ferramentas usadas por Deus para escrever os Livros Sagrados da Bíblia, ignorar a sua interpretação da Lei de Moisés?
Responda nos comentários?
- Aproximadamente quantos homens Deus usou para escrever os Livros da Bíblia?
- Qual o nome dos Judeus que escreveram os Salmos?
- Qual o nome dos judeus que escreveram o Livro de Provérbios?
- Quais o nome dos irmão de Jesus, responsáveis por escrever dois livros da Bíblia?
- Quais Livros da Bíblia foram escrito pelos irmãos do Senhor Jesus?
- Quem escreveu os Livros de Juízes e Rute?
- Quais os Livros que Moisés escreveu na Bíblia?
- Quem escreveu os Livros de I e II Samuel?
- Quem escreveu os Livros de I e II Reis?
- Quem escreveu os Livros de I e II Crônicas
- O que são os Salmos Órfãos
- Porque os Livros do Novo Testamento não foram incluídos nesse artigo?
Deus e fiel
ResponderExcluir