O Princípio da Obediência!
A quem devemos obedecer? Quais mandamentos obedecer? O Próprio Jesus mostrou a diferença do seu Discipulado, para o discipulado de Moisés. Se analisarmos bem as escrituras veremos que enquanto Moisés esbanjava poder, Jesus, autoridade.
Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas. (Mateus 7.29)
Que os 10 Mandamentos de Moisés, como é conhecido mundialmente o texto de Êxodo 20 veio de Deus ninguém deveria ter dúvidas, e só pra constar, segundo a tradição dos judeus a Lei de Moisés é composta por 613 e não 10 mandamentos como pregamos nós cristãos. Em um outro artigo, outra oportunidade, colocarei os 613 Mandamentos reunidos e organizados com as suas referências bíblicas; nesse artigo falaremos apenas dos 10 e mostrando para quem puder ler, como todos nós cristão/ou não, nos quebramos, os quebrando todos os dias.
Pois todos os que são das Obras da Lei estão debaixo de maldição, porquanto está escrito: "Maldito todo aquele que não persiste em praticar todos os Mandamentos Escritas no Livro da Lei."(Gálatas 3.10)
No texto acima Paulo mostra o quanto é perigoso se apegar à obediência à lei como meio para se obter a Vida Eterna/Vida Abundante.
Obedecer o que? A 10 mandamentos? A 613? Ora, a maioria de nós nem sabe o número exato de mandamentos na Bíblia a seguir!
Embora não pensemos muito no assunto, como veremos através das letras abaixo, a verdade é que, ainda que tudo que tivéssemos que obedecer fossem os 10 mandamentos, no final das nossas vidas nos veríamos frustrados.
 |
Únicas diferenças entre os 10 Mandamentos e os demais 603 espalhados nos livros de Moisés. |
Além de sabermos que o número de mandamentos a serem obedecidos é bem superior a 10 e que embora a sua obediência seja o bastante para garantir a vida eterna/vida abundante, ninguém na história da humanidade conseguiu cumpri-la.
- Levando em consideração a posse do capítulo 28 de Deuteronômio, como a ferramenta motivacional perfeita.
- A vida Eterna/Vida Abundante como a recompensa perfeita.
- O fracasso de homens como Davi, Daniel, Isaias, Jeremias, o próprio Moisés, seguido dos 39 escritores da Bíblia Sagrada, que mesmo ligando o cumprimento desses mandamentos ao êxito nos anseios de se obter a Vida Eterna/Vida Abundante, e no final de suas vidas se juntaram ao resto da humanidade frustrada e imperfeita, a espera do Juízo Final. Concluo eu ser a Salvação Através da Obediência, uma utopia!
Já que no fundo do nossos corações, sabemos que não somos capazes de nos salvar através da própria obediência, que foi por essa razão que Deus precisou mandar Jesus, (Leia João 3.16), nos resta a única opção, a de aceitarmos o Tetelestai Dele.
"... Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o Espírito..." (João 19.30)
Gosto de lembrar que todos os outros 39 escritores que se permitiram serem usados por Deus para construir a Bíblia, usaram esses mandamentos como a base para seus escritos.
Embora eles acreditassem na capacidade/boa vontade humana em obedecer a Lei de Deus (613 mandamentos). Embora acreditassem como nós na recompensa, através dos relatos deles mesmos, descrevendo as suas experiências metafísicas, (gosto de chamar "Prévia do Juízo Final"), acabaram revelando o quanto também fracassaram na tentativa de ser perfeito.
- Isaias diante de tal experiência conhecendo o Deus a quem servia, enxergando a própria imperfeição, percebe que vai morrer:
... "então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exercitos... "(Isaias 6.5)
- Com João, o discípulo e apóstolo do amor, na Ilha de Patmos não foi diferente.
... Quando o vi, cai aos seus pés como um morto. Então Ele colocou sua Mão Direita sobre mim e disse não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último. (Apocalipses 1.17)
 |
Os 10 Mandamentos! |
 |
Como fracassamos ao tentar ser perfeito! |
Em seu livro, "Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", Stephen R. Covey seu autor, ilustra direitinho a diferença entre investir na Ética da Personalidade e Ética do Caráter. Assim como os respectivos resultados!
Quando cumprimos os mandamentos motivado por fatores ambientais, isso é de fora pra dentro, por mais que tenhamos resultados a curto prazo, será que o teremos de forma permanente? Será que é possível construir uma personalidade atraente, antes de um bom caráter, sem trair Princípios Fundamentais para o desenvolvimento humano?
Será que a motivação para obedecer aos Mandamentos por fazer parte de uma igreja, ou para evitar ser julgado, ou até mesmo para não perder a salvação, formaria um caráter ou uma personalidade?
Quando fazemos isso, conscientemente/ ou não, estamos investindo na Ética da Personalidade, segundo Covey, na maioria dos casos, além de perderem a coerência na comunicação, (comunicação Verbal e não verbal), algo vital para o cumprimento da Missão nesse mundo, ao tropeçarmos e cairmos com os obstáculos que a própria Bíblia nos adverte surgirem, não nos erguemos. Surge então a famosa fala: _ "A capa caiu!"
A transformação de dentro pra fora leva tempo e é permanente, pois são baseadas numa decisão interior. A Ética do Caráter como chama Covey, foi citada por Jesus, por Paulo e por outros escritores canônicos. A pessoa focada no próprio caráter, mais que na sua personalidade, quando cai, se levanta e segue aonde do lugar de onde caiu, porque vive pela decisão tomada no coração e não depende da aprovação exterior.
Ninguém coloca remendo novo em roupa velha... (Mateus 9.16)
Nem se põe vinho novo em odres velhos... (Mateus 9.17)
Transformais-vos pela renovação da vossa mente... (Romanos 12.2)
Eu posso apostar o Macbook que estou usando para escrever esse artigo, que assim como eu, você caro leitor, tem tropeçado em algum desses mandamentos.
... pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. (Tiago 2.10)
Vivam e desfrutem das Bênção de Deus!
Se tiver coragem, nos comentários descreva sua maior queda e como se reergueu!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pela contribuição! Todas as mensagens são vistas como feedbacks! Parabéns por ler até o final!