Princípio do Autoconhecimento!
O Princípio do Autoconhecimento!
Ignoramos a responsabilidade histórica, talvez por nos sentirmos melhor assim, negando a nossa ligação com a Igreja Católica e o Judaísmo, como se nunca tivéssemos saído deles. Mesmo estando claro sermos "como igreja", filha do Catolicismo e neta do Judaísmo, preferimos pensar, que viemos diretamente de Jesus e de seus discípulos. Fazemos isso não por mal, simplesmente, seguimos o embalo dos que vieram antes de nós, os nossos pais mais próximos. Eu particularmente acredito que muitos deles morreram frustrados por não alcançarem a tão sonhada perfeição. Muitos adotaram uma vida franciscana, o celibato, a clausura e muitos até chegaram a apelar para o autoflagelo.
Os mais próximos estão entre nós, renunciando as coisas do mundo e adotando uma vida de oração na esperança de se sentirem dignas de está na Presença de Deus e mesmo assim na hora da morte, não se sentirão perfeitos.
O que os nossos pais com tudo isso nos ensina? Que se fossemos capazes de encontrar a perfeição através dos esforços humanos, Deus não teria enviado Jesus?
![]() |
Na imagem vemos um pássaro indefeso esperando o alimento com o bico bem aberto. |
É muito importante para nossa maturidade, sabermos a nossa identidade como igreja e nunca conseguiremos sem reconhecer a nossa origem. Historicamente fizemos coisas terríveis e para começo de conversa, precisamos nos perdoar, porque Jesus já nos perdoou. "Taí"alguns questionamentos a nos fazer como igreja.
- Como Quando Igreja Fomos um Protótipo?
- Como Quando Igreja Estivemos no Discipulado de Jesus?
- Quando Fomos a Igreja Perseguida?
- Quando nos Tornamos a Igreja de Constantino?
- Quando Fomos a Igreja Medieval?
- Quando Passamos a ser a Igreja Reformada?
- Quando nos Tornamos a Igreja de Nossos pais?
- Porque Somos a Geração das Acácias?
1- Como Quando Igreja Fomos um Protótipo?
Leia o artigo "Geração das Acácias" nesse Blog, lá aprofundo mais nesse tema, assim entenderás aonde nos encaixamos como protótipo da Igreja de Deus.
O período em que como igreja antecedemos a fase protótipo, foi o que estivemos exclusivamente em Seu coração, até sermos colocados na terra, através de Bezalel, Aoliabe e seus assistentes, aproximadamente a 1.500 anos, Antes da Era Cristã.
Assim, trabalharam Bezalel, e Aoliabe, e todo homem hábil a quem o Senhor dera habilidade e inteligência para saberem fazer toda obra para o serviço do santuário, segundo tudo o que o Senhor havia ordenado. (Êxodo 36.1)
Essa nossa fase se iniciou com a Velha Aliança (Lei de Moisés) e durou até o ano 27, 28 ou 29 da Era Cristã, quando Jesus foi recebido nos céus.
Para não exagerar no tamanho desse artigo, escreverei um outro mostrando as características da igreja na Arca de Bezalel, por enquanto, pra que você saiba da existência deles, coloco-os resumidamente:
![]() |
Na imagem podemos ver claramente as características da Igreja representada por pessoas e a Arca de Bezalel, na figura abaixo |
2- Como Quando Igreja Estivemos no Discipulado de Jesus?
... e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando o na cruz... (Colossenses 2.14)
Jesus havia acabado de ser recebido nos céus, Ruach haKodesh (Espírito Santo em hebraico), chegou e as coisas começaram a acontecer aqui na Terra. O Evangelho somente mencionado, passou a ser pregado no mundo todo, alcançando e nos incluindo como igreja aqui na América do Sul. Essa nossa fase, vivida por nossos pais, durou até o último dos Discípulos de Jesus morrer, aproximadamente ano 100 E.C.
Chamamos essa fase, como "Igreja Primitiva"; os Discípulos de Jesus, nossos pais mais distantes, costumavam chamar: _"O Caminho"; os escritores canônicos, (que também estão na nossa linhagem) chamavam de "Comunidade dos Apóstolos"; já os seus perseguidores, (incluindo Paulo de Tarso), de "Seita dos Nazarenos".
Nessa fase, pra confirmar o quanto Deus busca os imperfeitos, podemos ler que como no início dos seus ministérios os apóstolos tiveram dificuldade em administrar os "Princípios de Moisés"e os "Princípios de Jesus"em seus sermãos, Deus agregou um fariseu para de forma empírica destravar suas mentes. Pegou um de seus perseguidores, o Paulo, o incluindo na Igreja Primitiva, fazendo dele um de nossos pais na fé.
3- Quando Fomos a Igreja Perseguida?
![]() |
Figura ilustra Paulo de Tarso e membros do Sinédrio, preparados para executar o Diácono Estêvão. |
Essa nossa fase se iniciou no ano 70 E.C., quando o Diácono Estêvão, um de nossos pais, foi barbaramente assassinado com pedras, com o consentimento de Paulo de Tarso, que mais tarde, pela Graça Abundante, conquistada recentemente pela morte de Jesus, foi agregado à igreja, se tornando o Apóstolo Paulo.
4- Quando Nos Tornamos a Igreja de Constantino?
![]() |
Efígie do Imperador Constantino. |
Com a chegada do Apóstolo Paulo, quando ainda éramos a Igreja Perseguida, conseguimos entender a função dos Valores de Moisés na nossa vida, assim como também os de Jesus. Pudemos compreender em quais princípios Deus os ancorou, gerando em nós os valores certos para cada época. Ainda falando dos valores de Jesus e de Moisés, pergunto: _Até aonde esses valores se divergem e se complementam.
Quando Constantino nos submeteu ao seu Edito Imperial, cansados da perseguição, dos genocídios e das torturas, o abraçamos com todas as forças. Para agradar a "gregos e troianos", passamos a pregar os valores de Moisés e os de Jesus como se fossem os mesmos.
Quando fomos a Igreja de Constantino, vivemos o pior momento das nossas vidas como igreja.
"Homens fortes criam tempos fáceis, e tempos fáceis geram homens fracos; mas homens fracos, criam tempos difíceis, e tempos difíceis geram homens fortes.
(Provérbio Oriental)
O "poderoso"Constantino trouxe tempos fáceis para nós como igreja, esses 155 anos de facilidade, nos transformou nos cristãos mais fracos da história. Esses líderes fracos, (nossos pais), criaram os tempos sombrios da Igreja Medieval e consequentemente os homens fortes, que usaram suas forças na Grande Reforma da Igreja.
- João Calvino (1.509-1.564)
- Martinho Lutero (1.483-1.546)
- Philipp Melanchthon (1.497-1.560)
- Ulrico Zuínglio (1.484-1.531)
- Thomas Muntzer (1.489-1.525)
- Martin Bucer (1.491-1.551)
- Martin Buccer (1.491-1.551)
- Jan Hus ( 1.369-1.415)
- Johannes Bugenhagen (1.485-1.558)
Fomos a Igreja de Constantino ou Igreja Imperial entre os anos 321 E.C., com o edito que leva seu nome, até o ano 476 E.C, com a queda do Império Romano Ociedental e Romulo Augusto, seu último imperador.
5- Quando Fomos a Igreja Medieval?
![]() |
Ilustração da Basílica de São Pedro, cuja construção se iniciou no ano 1.506, quando Martinho Lutero ainda era um padre. |
Embora o nome de homens fortes seja mencionados no tópico que menciona o tempo em que fomos a Igreja de Constantino, esse período enfraqueceu as gerações seguintes de nossos pais criando um período de desonra quer perdurou por 977 anos. O Período em que historicamente fomos a Igreja Medieval. Entre os anos 476 e 1.453 quando coincidentemente cai Constantinopla e termina a Idade Média.
O importante aqui é entendermos o quanto a fraqueza espiritual de nossos pais nos tornou pessoas ruins nesse período. Embora empoderados fisicamente, economicamente, intelectualmente, fracos espiritualmente. Embora auto-nomeados tutores da ciência e religião, ignorantes em questões espirituais. Época batizada por "não sei quem" como Idade das Trevas.
- Usamos a nossa ciência e criatividade para criar instrumentos de tortura como empalamento, berço de Judas; o caixão, a roda e o balcão da tortura; o estripador de seios, a pêra da angustia, a serra para cortar pessoas ao meio e muito mais.
- Criamos a Inquisição.
- Criamos as Cruzadas
Glória a Jesus por isso ter terminado, e por ter através da cruz, nos perdoado por essas e outras atrocidades que cometidas por nossos pais, em nome de Deus.
6- Quando Passamos a Ser a Igreja Reformada?
Cansados do que nos tornamos, nós nos revoltamos com os nossos "pastores", e com a ajuda do prelo (primeira máquina gráfica), publicamos com Martinho Lutero suas 95 teses a respeito da "indulgência" pregada por nossos líderes (bons ou maus eram o que tínhamos como pais espirituais), promovendo a Grande Reforma Protestante.
7- Quando Nos Tornamos a Igreja de Nossos Pais
A Igreja de Nossos Pais tem muitos nomes, Assembleia, Batista, Universal, Mundial, Presbiteriana, Metodista, Testemunhas de Jeová, Adventistas dos Sétimo Dia, Pentecostal e sem sobra de dúvidas, muito mais.
Essa igreja não está dividida somente por placas e lideranças; não somente por bandeiras ou pelo dinheiro. A Igreja de Nossos Pais não está dividida somente por questões doutrinárias simples como:
- _"Os elementos da Santa Ceia do Senhor, após a consagração representa o sangue e a carne de Jesus." _"Não, após a consagração eles se transformam na carne e sangue de Jesus?"
- _"O púlpito é o lugar mais santo da igreja, precisamos ter reverência." _"Não, o púlpito é só um palco separado para a pregação?"_"Nada disso, o púlpito é onde Deus se manifesta!" _Deus se manifesta é em mim e nas pessoas quando estão ministrando, não em palcos feitos por mãos humandas"
- _"Igreja pode ser toda pintada de preto ou cores tradicionais?" _"De jeito nenhum! Ela tem que ser branca."
- _"Precisamos guardar o sábado, porque foi nele que Deus descansou!" _"Nada disso, precisamos guardar o domingo, porque foi nele que Jesus ressuscitou!"
Se formos escrever as divergências dentro das "igrejas de nossos pais", o artigo ficará tão longo que ninguém terá paciência para ler. A mesma dificuldade que tínhamos com a chegada de Paulo, na Igreja Primitiva, temos hoje. Colocar os valores de Moisés e o de Jesus no mesmo sermão, mostrando as divergências e ao mesmos tempo, como os de Jesus, ainda que superior aos de Moisés o complementa.
8- Porque Somos Geração das Acácias?
Quer saber o porquê somos Acácias? Leia o artigo: Geração das Acácias nesse blog!
Viva as Bênçãos
Responda o Questionário nos comentários e saberei que você está aqui!
- Escreva o que você sabe sobre a fase que antecede a igreja no Discipulado de Jesus.
- Escreva um pouco sobre a fase Discipulado de Jesus.
- Quando entramos na fase Igreja Perseguida?
- Quando saímos da fase Igreja de Constantino?
- Como Igreja, o que aprontamos no mundo na Idade Média?
- Como você descreve a Igreja de Nossos Pais?
- Porque somos Geração das Acácias?
1-o discipulado é a capacitação na igreja atual.
ResponderExcluirSim! Isso mesmo! Discipulado na igreja é a melhor forma de capacitar.
Excluir2_dicipular seguinifica se dedicar A as coisas do senhor.
ResponderExcluirDiscipular é ensinar!
Excluir3- na minha opinião a igreja já esta em alguns Países sendo perseguida, ninguém Afeganistão,Arábia saudita,Maldivas.etc..
ResponderExcluirSim! Em alguns países igrejas locais sofrem perseguição, porém, houve a perseguição em estala, quando o "mundo todo" perseguiu a igreja.
Excluir